EDICC 12

12º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura

Inscrições

As inscrições para as oficinas deverão ser feitas a partir das 08 horas do dia 13/10 (segunda) pela página do EDICC 12 no Even3

Oficina 1 - Por uma internet soberana, privada e aberta

Data: 21/10 – 16h30 às 18h

Local: IEL – Sala CL 06

Convidamos os participantes a refletir sobre como o uso das tecnologias digitais, muitas vezes sem senso crítico, fortalece o poder das grandes corporações e impacta nosso cotidiano. Ao longo do encontro, serão discutidos temas como soberania digital, colonialismo digital, ciência aberta, internet aberta e democrática e o movimento open source, sempre com exemplos práticos e acessíveis. A proposta é apresentar alternativas possíveis às ferramentas das Big Techs, apresentando navegadores, aplicativos, buscadores e sistemas operacionais livres, gratuitos e auditáveis, que podem tornar nossa experiência digital mais justa e segura. Haverá também espaço para troca de experiências, dúvidas e sugestões, encerrando com indicações de materiais e comunidades para quem quiser se aprofundar mais nos caminhos de uma internet aberta, colaborativa e voltada para o bem comum.

Requisitos de participação: levar smartphone ou laptop

Rogério Bordini

É doutor em artes visuais (Unicamp) e em interação humano-máquina (Helmut Schmidt University). Mestre em educação e graduado em educação musical (UFSCar), além de possuir especialização em jornalismo científico pelo Labjor e atuar como bolsista FAPESP no Hospital Israelita Albert Einstein (JC-IV | 2023-2025). Atualmente é pós-doutorando em Educação e Difusão do Conhecimento no Laboratório de Inteligência Artificial (Recod.ai) da Unicamp.

Oficina 2 - Jogos AntropoCênicos

Data: 22/10 – 16h30 às 18h30 (parte 1) e 19h às 21h (parte 2)

Local: IEL – Sala CL 06

Convidamos os participantes a explorar o potencial dos jogos de Teatro do Oprimido como ferramenta para Letramento de Futuros Climáticos em espaços de educação não formal. Por meio do corpo, da imaginação e do pensamento coletivo, são desenvolvidas competências antecipatórias, como percepção de complexidade, pensamento crítico, construções coletivas de visões de futuro e reflexões sobre estruturas sociais e problemas ambientais contemporâneos. 

Requisitos de participação: Recomenda-se uso de roupas confortáveis. Não é necessária experiência prévia em teatro

Dindara Galvão

É pesquisadora e artista com atuação na interseção entre artes e ciências. É mestranda em Ensino de Ciências (PIEC - USP), bacharela em Física e graduanda em Artes Cênicas. Investiga o uso de jogos do Teatro do Oprimido para o Letramento de Futuros Climáticos em contextos de educação não formal e desenvolve práticas de mediação cultural que aproximam públicos de reflexões críticas sobre ciência, sociedade e imaginação de futuros possíveis.

O LABJOR

O Labjor é um centro de referência para a pesquisa e a formação em divulgação científica e cultural no Brasil. Faz parte do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

REALIZAÇÃO